domingo, 17 de novembro de 2013

UEM- Área da saúde (Medicina)

Área do conhecimento: Ciências da saúde
Nome do curso: Curso de Medicina
Instituição que oferta: Universidade Estadual de Maringá – UEM
Endereço: Avenida Colombo, 5790 - Maringá - Paraná
Turno: Integral
Duração do curso: 6 anos
Carga horária do curso: 9.838 horas/aula

Objetivos do curso: O objetivo do curso de Medicina da UEM é formar indivíduos capazes de exercer a profissão com responsabilidade, buscando sempre melhorar os padrões de saúde da população.
O curso de medicina foi criado em agosto de 1987, pela Resolução nº 026/87-COU, sendo implantado em maio de 1988, de acordo com a Resolução nº 022/88-COU. A proposta inicial foi de um curso com um currículo inovador, dando ênfase ao conteúdo humanístico e social da profissão médica. Dois anos depois, foi realizada uma avaliação do currículo pelos alunos e professores que exigiram mudanças e a volta imediata do currículo tradicional das escolas médicas. Desse modo, o curso de Medicina da UEM tem estrutura curricular semelhante àquela das escolas mais tradicionais. A grande diferença está no número de vagas oferecidas anualmente: 40. Esse fato possibilita um grande intercâmbio entre os professores e alunos e uma menor disputa pelos espaços de treinamento, o que facilita o aprendizado pelos alunos. O curso participou do projeto CINAEM. Durante o antigo “provão” ficou entre as 10 melhores faculdades de Medicina do país, devido às notas que os alunos obtiveram. Participou do Pro-Saúde e foi selecionado para ter investimento na mudança curricular e intercâmbio com a rede básica de saúde do Município. Recebeu alunos de outras escolas e com isso recebeu incentivo do governo na melhoria dos laboratórios. Hoje conta com residência médica nas áreas: pediatria, clínica cirúrgica, gineco-obstétrica, clínica médica, psiquiatria e anestesiologia. Futuramente novas residências serão implantadas, como: reumatologia, dermatologia, intensivista de adulto e da infância e medicina da família (saúde pública). Seus alunos são aprovados nas melhores escolas do país que possuem residência médica. E novamente estamos inovando na melhoria do currículo do curso com intercâmbio com a prefeitura, onde o aluno estará inserido desde o primeiro ano do curso. O curso foi reconhecido pelo Ministério da Educação(MEC), em 1995, através da Portaria nº 871/95, publicada no Diário Oficial da União de nº 140, em 24/07/95.

Campo de atuação e Mercado de Trabalho: Após os seis anos de curso, o aluno recebe o diploma de Médico. Poderá, então, optar por se dedicar à área de saúde pública, trabalhar junto a hospitais públicos ou privados, dando atenção ao indivíduo doente. Poderá também optar pela clínica privada de consultório. Caso tenha intenção de se especializar, deverá realizar residência médica na área de sua escolha. A duração dessa especialização depende de suas particularidades e graus de complexidade, variando de 2 a 5 anos em média. Outra opção é a dedicação à carreira universitária, sendo importante a realização de mestrado e/ou doutorado após a residência médica. Poderá, ainda, investir em pesquisa e ser pesquisador no Brasil ou no exterior.

Valor da mensalidade: sem custo.


Acadêmicos do curso de Medicina - UEM 


Referência:

UEM.Curso de Medicina. Disponível em: <http://www.pen.uem.br/html/pen/graduacao/cursos/med.pdf>. Acesso em: 30 outubro 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário