domingo, 17 de novembro de 2013

UEM- Área da saúde (Educação Física)

Área do conhecimento: Ciências da saúde
Nome do curso: Curso de Licenciatura em Educação Física (integral ou noturno) e Curso de Bacharelado em Educação Física (integral)
Instituição que oferta: Universidade Estadual de Maringá – UEM
Endereço: Avenida Colombo, 5790 - Maringá - Paraná
Turno: Integral e Noturno
Duração do curso: 5 anos (Noturno) – 4 anos (Integral)

Objetivos do curso: Promover a aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias ao indivíduo e, ao exercício de sua prática profissional em Educação Física. Oferecer uma sólida formação preparando o futuro graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional. Possibilitar a aplicação de conhecimentos nas diversas áreas relativas à Educação Física.

Campo de atuação: Durante o período de 1984 a 1986, teve prosseguimento a análise crítica dos pontos fundamentais da Proposta de Estruturação do Currículo Mínimo do Curso de Educação Física da UEM. Consideramos como características profissionais os elementos de conhecimento que os professores de educação física devem ter a respeito do contexto regional, das aulas e dos alunos. Para tanto, se faz necessário, dialogar e discutir com pessoas e líderes da comunidade e região sobre a realidade circundante; agir em busca de mudanças; respeitar a cultura e a realidade do contexto regional; conhecer os costumes, folclore, as condições de vida e o regime de trabalho da comunidade; conhecer aspectos econômicos, políticos e sociais da região; ser capaz de integrar-se na comunidade; ser capaz de adaptar-se a diferentes realidades sócio-culturais; contribuir com o desenvolvimento cultural, social e econômico da comunidade. Um outro aspecto importante refere-se à necessidade do professor de educação física conhecer sobre os alunos a partir de diferentes concepções teóricas que tratam sobre o crescimento, o desenvolvimento e, também, como os seus alunos estabelecem relações com outros sujeitos. O conhecimento destas concepções possibilitará ao professor compreender o processo de desenvolvimento dos sujeitos com quem realizará a ação educativa e, ao mesmo tempo, intervirá de forma mais significativa em sua educação. Os professores formadores têm um papel fundamental em todo o processo de formação do professor de educação física, a medida em que devem assumir a responsabilidade de fazer/promover uma articulação entre os conhecimentos presentes nesta formação em atitude dialógica dentro de disciplinas curriculares, tendo como eixo articulador a problemática da formação humana, da escola e do ensino.

Mercado de Trabalho: Licenciado ou Bacharel em Educação Física
Valor da mensalidade: sem custo




Acadêmicos do curso de Educação Física - UEM 2013

Referência:

UEM.Curso de Educação Física. Disponível em: <http://www.pen.uem.br/html/pen/graduacao/cursos/edf.pdf >. Acesso em: 30 outubro 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário