Área
do conhecimento: Ciências da
saúde
Nome
do curso: Curso de Licenciatura em Educação
Física (integral
ou noturno) e Curso de Bacharelado em Educação
Física (integral)
Instituição
que oferta: Universidade Estadual de Maringá – UEM
Endereço: Avenida Colombo, 5790 - Maringá -
Paraná
Turno: Integral
e Noturno
Duração
do curso: 5 anos (Noturno) – 4 anos (Integral)
Objetivos do curso: Promover a aquisição de
conhecimentos e habilidades necessárias ao indivíduo e, ao exercício de sua
prática profissional em Educação Física. Oferecer uma sólida formação preparando
o futuro graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade,
do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional. Possibilitar
a aplicação de conhecimentos nas diversas áreas relativas à Educação Física.
Campo de atuação: Durante o período
de 1984 a 1986, teve prosseguimento a análise crítica dos pontos fundamentais
da Proposta de Estruturação do Currículo Mínimo do Curso de Educação Física da
UEM. Consideramos como características profissionais os elementos de
conhecimento que os professores de educação física devem ter a respeito do contexto
regional, das aulas e dos alunos. Para tanto, se faz necessário, dialogar e
discutir com pessoas e líderes da comunidade e região sobre a realidade
circundante; agir em busca de mudanças; respeitar a cultura e a realidade do
contexto regional; conhecer os costumes, folclore, as condições de vida e o
regime de trabalho da comunidade; conhecer aspectos econômicos, políticos e
sociais da região; ser capaz de integrar-se na comunidade; ser capaz de adaptar-se
a diferentes realidades sócio-culturais; contribuir com o desenvolvimento
cultural, social e econômico da comunidade. Um outro aspecto importante
refere-se à necessidade do professor de educação física conhecer sobre os
alunos a partir de diferentes concepções teóricas que tratam sobre o crescimento,
o desenvolvimento e, também, como os seus alunos estabelecem relações com outros
sujeitos. O conhecimento destas concepções possibilitará ao professor
compreender o processo de desenvolvimento dos sujeitos com quem realizará a
ação educativa e, ao mesmo tempo, intervirá de forma mais significativa em sua
educação. Os professores formadores têm um papel fundamental em todo o processo
de formação do professor de educação física, a medida em que devem assumir a
responsabilidade de fazer/promover uma articulação entre os conhecimentos presentes
nesta formação em atitude dialógica dentro de disciplinas curriculares, tendo
como eixo articulador a problemática da formação humana, da escola e do ensino.
Mercado de Trabalho: Licenciado ou
Bacharel em Educação Física
Valor
da mensalidade: sem custo
![]() |
Acadêmicos do curso de Educação Física - UEM 2013 |
Referência:
UEM.Curso de Educação Física. Disponível em:
<http://www.pen.uem.br/html/pen/graduacao/cursos/edf.pdf >. Acesso em: 30 outubro 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário